- Área: 12114 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Vásquez Villegas
-
Fabricantes: Firplak
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício localizado nas ladeiras do sudeste de Medellin se materializa através da soma de prismas retangulares que se agrupam em altura para buscar a melhor orientação. O programa oferece soluções de apartamentos para solteiros ou casais, com 71 apartamentos entre 53 e 130 m², compostos por espaços modulares e flexíveis que permitem projetos de diferentes tipologias de apartamento.
O projeto se abre ao entorno através de varandas, terraços ou janelas com vistas dirigidas intencionalmente. A disposição destes prismas geram cenários diversos: vistas ao sul e ao norte do vale, do rio, das montanhas próximas, dos picos ocidentais distantes, da metrópole de cimento e tijolos, e do verde intenso. A fachada compõe um jogo de cheios e vazios com espaços internos e diversas tipologias de apartamentos-estúdios que privilegiam a individualidade sobre a repetição.
A planta é um quadrado de 21 x 21 m, em cujo centro está localizado núcleo das circulações verticais e as áreas técnicas para assim ocupar o perímetro do edifício com as unidades de apartamentos. A base do volume que se desprende dos prismas que conformam os apartamentos e define o parâmetro para a via de acesso, gera uma transição entre o urbano e o privado. Ali estão o saguão de entrada, um restaurante com uso aberto à cidade, salões e áreas administrativas. As áreas públicas e sociais do edifício se localizam no primeiro e no último pavimento. A cobertura é um grande terraço habitável onde estão o ginásio e as áreas úmidas com vistas para a cidade, que mais uma vez, relaciona o espaço interno com o entorno natural e construído.
Este edifício está conformado através da agrupação de três tipologias, que estão orientadas intencionalmente para buscar as montanhas que conformam o vale de leste à oeste, a cidade ao longo incluindo sua conurbação de norte a sul e uma tipologia de terraço panorâmico que possui vistas de 360º.
1. Prisma retangular, o qual se divide de acordo com o número de pavimentos pela norma;
2. Agrupação de pavimentos para gerar um ritmo na fachada, se integram dois ou mais deixando entre eles pavimentos simples;
3. Os pavimentos deixados entre eles são recuados da fachada para conformar volumes independentes;
4. Com a intenção de orientar as visuais para diferentes partes da cidade e das montanhas que rodeiam o vale se abrem a cada volume duas fachadas;
5. As aberturas das fachadas são orientadas para gerar grande transparência nos sentidos norte-sul e leste-oeste;
6.. Para dar ênfase na geometria das caixas, algumas se movem para o interior e outras para o exterior.